O bioetanol é um combustível obtido através da fermentação controlada e da destilação de resíduos vegetais, como o bagaço da cana-de-açúcar, a beterraba, trigo ou o milho. Todos esses produtos passam por processos físico-químicos (deslignificação, fermentação, destilação, etc.) até se transformarem em combustíveis.
O processo de fabricação do bioetanol?
Pré-tratamento ácido do bagaço de cana= Nesta etapa, acontece o pré-tratamento do bagaço de cana, e neste trabalho foi adotado o processo de hidrólise ácida branda, no reator o resíduo é submetido a quebra da estrutura cristalina da fibra do bagaço de cana e a recuperação de açúcares mais fáceis de hidrolisar.
Deslignificação= A etapa de deslignificação é retirada a lignina, complexo que dá resistência a fibra e protege a celulose da ação de microorganismos porém, apresenta grande inibição ao processo fermentativo.
Fermentação= O líquido proveniente do pré-tratamento ácido, rico em açúcares, é fermentado pela levedura Pichia stipitis adaptada para ser utilizado nesta fermentação. O sólido proveniente da etapa de deslignificação rico em celulose, também é tratado. Ele passa por um processo de sacarificação por meio de enzimas e é fermentado pela levedura Sacharomyces cerevisiae.
Destilação= Na ultima etapa, ambos os líquidos provenientes das diferentes fermentações são destilados. O produto desta destilação é o etanol, que possui as mesmas características daquele fabricado a partir da cana em processo inustrial.
TODO PROCESSO

O maior produtor de etanol do mundo está importando=
O Brasil vai importar etanol dos Estados Unidos. Para conter a alta dos combustíveis, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) resolveu trazer para cá álcool americano. Mas antes, teve que autorizar um aumento temporário na quantidade de água no álcool anidro, que é misturado à gasolina vendida nos postos. No exterior, o etanol anidro pode ter até 1% de água, mas no Brasil o teor máximo era de 0,4%.
Áreas aptas para o plantio de cana no Brasil.

Os últimos anos foram marcados por intensos debates quanto à criação de critérios para a produção de agrocombustíveis no Brasil e no exterior. Atravez da constatação de que os combustíveis fósseis são um dos grandes vilões causadores do efeito estufa os Estados Unidos e a Europa lançaram programas para incentivar aprodução e o uso de combustíveis renováveis. A legislação energética norte-americana para combustíveis renováveis prevê a utilização de até 136 bilhões de litros até 2022, dos quais se estima que o Brasil possa contribuir com exportações de 15 bilhões de litros de etanol. No caso europeu, a Diretiva 2009/28/CE determina que, até 2020, o bloco alcance uma cota de 20% de energias renováveis no consumo final bruto de energia e cada paísmembro atinja a meta mínima de uso de 10% de energia renovável no setor de transportes. A União da Indústria da Cana-de-açúcar, projeta que o consumo europeu ficará entre 15 bilhões e 20 bilhões de litros, um mercado atraente para o etanol brasileiro.
Petrobras terá maior usina de etanol do mundo=
A Petrobras Biocombustível e o Grupo São Martinho, que formam a joint venture Nova Fronteira Bioenergia, anunciaram que vão investir R$ 520,7 milhões para ampliar a capacidade de moagem da usina Boa Vista, localizada no município goiano de Quirinópolis.
Com o investimento, a Usina Boa Vista vai produzir 700 milhões de litros de etanol e gerar 600 mil megawatts/hora de energia elétrica, além de criar 3 mil empregos na região. "Ela passará a ser, com certeza, a maior destilaria de etanol de cana do Brasil e com certeza, a maior destilaria do mundo em etanol de cana-de-açúcar".
Como é o processo de produção do bioetanol.
Alan Juinor Pellizzaro
Muito boa a pesquisa, tira todas as duvidas, de alguem que quer saber sobre o etanol.
ResponderExcluir